NOVIDADES

domingo, 1 de outubro de 2017

Casa Ecológica II

Sustentabilidade

Na fachada da residência, o brise soleil impede a incidência direta da radiação solar 
O projeto é do arquiteto Celso Costa Filho, conhecido no Brasil pelas belíssimas construções com contêineres marítimos

Nesse ângulo a imagem permite ver os fundos da residência, onde foi projetada a áea gourmet e um espelho d'água
A casa que tem 306,54m ² foi projetada para um casal que mora em Campo Grande/MS e será construída em alvenaria. "Nesse projeto vou usar estrutura metálica que também permite reduzir o tempo da construção", explica Celso
No segundo pavimento, uma agradável varanda faz um convite para momentos de relaxamento 
Mesmo quando trabalha com o sistema convencional, Celso utiliza no projeto os conceitos da arquitetura ecológica

"Minha primeira preocupação é com o terreno, procuro trabalhar de forma a causar o menor impacto possível ao meio ambiente, evitando movimentação de terras, derrubadas de árvores, aterros desnecessários e, se possível, aproveitar o paisagismo natural ", resume.
"Se o terreno tem desníveis, por exemplo, podemos aproveitar isso para construir sacadas ou decks", completa.
Aqui é possível ver a fachada principal e a lateral da residência que permite acesso aos fundos da casa
"O segundo passo é discutir com o cliente o estilo que ele deseja, qual o sistema construtivo que mais o agrada (alvenaria, contêiner, madeira e etc). A partir dai, minha preocupação é criar ambientes que sejam voltados ao conforto humano e ao mesmo tempo que possam aproveitar ao máximo a ventilação e a iluminação natural, recursos que a natureza nos oferece de graça", ressalta o arquiteto.
As linhas retas e o contraste das cores trazem modernidade e sofisticação ao projeto 

O intenso estudo de conforto ambiental que realiza nos projetos permite criar ambientes capazes de aproveitar ao máximo os recursos naturais, e isso acaba por reverter em benefícios econômicos. Ao projetar as aberturas de portas e janelas que permitem jogar a ventilação cruzada para dentro dos ambientes, Celso cria um corrente de ventos natural que auxilia na regulagem da temperatura interna e isso contribui para que o ar condicionado seja utilizado com menos frequência, reduzindo o consumo de energia elétrica. Outra vantagem é utilizar a iluminação natural dentro dos ambientes, captando a luz do sol por meio de grandes janelas ou claraboias, o que acaba contribuindo para baixar a conta de luz.

"Quando uma pessoa precisa ligar a luz da cozinha ao meio dia para poder cozinhar, isso significa erro de projeto. Da mesma forma, se você tem ambientes abafados ou com pouca ventilação e luminosidade é indicativo de que o tipo de janela escolhida para o projeto pode não ter sido adequada, ou ainda que a abertura foi projetada em um local que não permite captação dos ventos", ensina o arquiteto.
A fachada principal está totalmente protegida da intensidade solar, e isso garante temperatura sempre agradável no interior da residência 

"Em nossos projetos tudo é estratégico, e pensado, em primeiro lugar, para ter uma utilidade prática, assim garantimos que os nossos clientes farão investimentos que de fato serão revertidos em bem estar, segurança e em total harmonia com o meio ambiente. Finaliza.

Modelagem 3D: Gracielle Bezerra - Arquiteta Urbanista
Texto: Alexsandra Oliveira

Gostou? Compartilhe com seus amigos.
Costa Container Arquitetura
contato@costacontainer.com.br