NOVIDADES

quarta-feira, 8 de maio de 2019

...não use container no seu projeto!

Se desconhece a técnica, por favor, não use container no seu projeto! 

O alerta é do arquiteto Celso Costa Filho, pioneiro no Brasil em construções com containers e autor de mais de cem projetos com esse sistema construtivo.

Construções com containers são excelentes, rápidas, sustentáveis e custam, geralmente, mais barato que alvenaria, mas exigem conhecimentos técnicos muito específicos, que são aplicados desde o projeto arquitetônico quando é realizado o estudo de conforto ambiental. “Sem esse estudo, que é elaborado com base nos dados do terreno do cliente, a chance de ter uma casa ineficiente, muito quente no verão e gelada no inverno, é enorme” explica.
Uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR), e exibida no programa Fantástico da Rede Globo, revelou que mais de 80% dos brasileiros fazem obra sem arquiteto ou engenheiro. Apesar de ser ilegal, muitas pessoas arriscam construir por conta própria, mesmo existindo uma lei que garante o auxílio técnico gratuito.

De acordo com Celso, quando se trata de casa container, construir por conta própria ou sem conhecimento técnico é ainda mais arriscado. “Meu conselho para quem deseja construir usando containers é primeiramente contratar um arquiteto; e para o arquiteto, é se especializar no assunto, porque essa técnica é fantástica e muito superior a alvenaria, mas exige especialização” alerta Celso.
O arquiteto ressalta que a técnica construtiva por container não é ensinada na faculdade, e que ele mesmo teve que se dedicar muito ao tema. Depois de se debruçar em teorias, ele se mudou para o Guarujá, no litoral paulista, para estar mais perto do Porto de Santos e poder aplicar na prática os conhecimentos adquiridos. Desde que iniciou os estudo em 2008, Celso tem se dedicado exclusivamente a arquitetura com containers.
De tanto ser procurado para orientar trabalhos acadêmicos, e também por arquitetos interessados em aprender mais sobre esse sistema, Celso passou a ministrar o curso “Aprenda a projetar com container”, ofertado na modalidade presencial.
“Agora em maio (2019) estou ministrando o curso em Campo Grande-MS, e no mês que vem estarei em São Paulo. Em breve vou disponibilizar o curso também pela internet, com opções de mentoria e encontros presenciais em várias capitais do País”, revelou. 
Além do curso, o arquiteto tem compartilhado os conhecimentos com acadêmicos e profissionais de arquitetura, por meio de palestras em universidade e também workshop em eventos. Contato para contratação de palestras, ou entrevista podem ser feitos pelo telefone 67 99685-6789. Para informações sobre o curso – 67 99955-0120.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!